04 OUT 2017
Paracatu nas cores da África

A Prefeitura Municipal de Paracatu, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), promoveu nesta terça-feira, 3 de outubro, um curso de capacitação para diretores, supervisores e professores de língua portuguesa e de história da rede municipal de ensino. O objetivo é disseminar a cultura afro-brasileira e suas origens nas escolas públicas municipais de Paracatu.

O curso além de proporcionar aos educadores momentos teórico-práticos sobre as tendências da cultura-afro, busca conhecer também atual realidade das comunidades quilombolas no município de Paracatu, bem como suas origens e culturas, além de desenvolver atividades que promovam a disseminação da cultura-afro nas escolas municipais como danças, culinária, músicas, looking, tendência religiosa, saúde, localização geográfica. O projeto visa também conhecer as diretrizes curriculares para o estudo da História e Cultura Afro-brasileira conforme cita a Lei 10.639.

A capacitação foi ministrada pela pedagoga paracatuense, Lara Franco, mestranda em educação na linha de políticas públicas educacionais para educação quilombola da UFU – Universidade Federal de Uberlândia na UAITEC do bairro Paracatuzinho.

Para a pesquisadora Lara Franco, a cultura afro-brasileira tem que ser mais valorizada em nosso município. “É preciso buscar meios para haver uma maior inclusão. A capacitação proporciona aos participantes conhecerem mais sobre a cultura-afro, a nossa história, e também a terem acesso a pesquisas desenvolvidas na Universidade Federal de Uberlândia como é ser negro em Paracatu”.

Para o diretor de projetos da Secretaria de Educação, Hamilton Batista Coelho, mestre em teologia e educação, o curso visa capacitar professores e gestores para o enfrentamento do racismo e do preconceito, em atendimento às leis.

Os trabalhos realizados a partir deste projeto serão apresentados pelas escolas da rede municipal entre os dias 20 a 25 de novembro.

Mais Trabalho. Novas Realizações.