27 OUT 2017
Prefeitura lança livro de Oliveira Mello sobre Paracatu

Encerrando as celebrações dos 219 anos de Paracatu, foi realizada na noite desta quinta-feira, 26 de outubro, na Câmara Municipal, a cerimônia de lançamento do livro “Memória Cultural - Uma Antologia Paracatuense”, do escritor Antônio Oliveira Mello. A obra que, segundo o próprio autor, foi a última dedicada à cidade, teve o patrocínio da Prefeitura Municipal.

O evento de lançamento contou com a presença do Prefeito de Paracatu, Olavo Remígio Condé, do vice-prefeito, Adelson Cunha, do Secretário de Cultura e Turismo, Isac Arruda, da Diretora Presidente da Fundação Municipal, Graciele Mendes,  do sociólogo e escritor, José Moreira de Souza, dos vereadores Pedro Adjuto e Hernesto da Silva, além de várias autoridades, amigos e familiares do escritor.

Fruto de um extenso e minucioso trabalho de pesquisa, a obra é uma edição ampliada do primeiro Memória Cultural com novos artigos, textos e biografias. Dividido em dois volumes, o livro contempla boa parte de sua extensa bibliografia sobre a cidade. O primeiro volume apresenta textos de autores nascidos ou que residiram em Paracatu. Já o segundo volume traz histórias de autores não nascidos no município, mas que retrataram de alguma forma a história da cidade desde o século XVIII até os dias atuais.

Durante a cerimônia, marcada por várias homenagens, o escritor Oliveira Mello recebeu das mãos da Presidente da Academia de Letras do Noroeste de Minas, Helen Ulhoa Pimentel, uma placa estimando e agradecendo o empenho do autor em propagar o nome e a história de Paracatu. “Oliveira Mello é um misto de historiador, poeta, cronista com faro de arqueólogo. Onde chega o nome do nosso querido Oliveira Mello, chega a nossa história, chega o nome da nossa Academia de Letras,” destacou a presidente durante o discurso.

O professor e sociólogo, José Moreira de Sousa, amigo pessoal do escritor, fez um breve relato sobre a história de vida e das obras do autor. “Há 57 anos, Oliveira Mello escreve sobre Paracatu. Das 54 obras literárias, 14 são sobre esta cidade. A melhor maneira de se conhecer a história completa de uma cidade é coletar as lembranças que cada um tem dela e isso o nosso amigo Oliveira Mello faz muito bem,” destacou.

Durante discurso, Oliveira Mello ressaltou que a entrega dessa obra foi a realização de sonho. “Foi um trabalho de cinco anos de pesquisa. Considero um grande resumo de tudo aquilo escrevi ao longo de minha trajetória como escritor e pesquisador. Será a minha última obra publicada, pois já tenho 80 anos e não tenho mais condições de escrever como antes.”

Na oportunidade, o Prefeito Municipal Olavo Remígio Condé agradeceu a presença de tantas pessoas ilustres e exaltou o papel do escritor Oliveira Mello para Paracatu. “Nossa cidade só tem a ganhar com tantas histórias e memórias vivas. Oliveira Mello é uma pessoa extraordinária que tive o prazer de conhecer no início do meu mandato. Desde então temos trabalhado juntos para dar andamento a este livro. Hoje entregamos este presente para Paracatu, para esta e todas as futuras gerações.

Ao final da cerimônia, Oliveira Mello autografou os livros que foram disponibilizados ao público presente pela Prefeitura Municipal de Paracatu. Os livros serão distribuídos para a biblioteca municipal e escolas da cidade. Na ocasião, o autor cedeu ao Arquivo Público um pequeno acervo de livros raros escritos sobre a cidade e também um material digitalizado contendo documentos datados de 1680 a 1832.

Mais Trabalho. Novas Realizações!