09 NOV 2017
13° salário em dia para servidores de Paracatu

Enquanto a maioria das cidades mineiras está com dificuldades de pagar o vencimento mensal de seus servidores públicos, o Prefeito de Paracatu informa que, apesar do cenário econômico adverso, o 13° salário dos servidores será pago integralmente no dia 13 de dezembro.

Diferentemente da grande maioria das prefeituras mineiras, que apontam não ter previsão financeira para honrar seus compromissos com fornecedores, prestadores de serviço e servidores, a Prefeitura de Paracatu, apesar da crise nacional, tem feito pagamento a fornecedores e servidores em dia.

Na última terça, 06 de novembro, mais de trezentos prefeitos se reuniram em Belo Horizonte para discutir a situação financeira das cidades mineiras. O encontro com Deputados Federais e Estaduais teve o objetivo de pressionar as esferas superiores para a liberação de mais recursos aos cofres municipais. Os prefeitos querem, por exemplo, que o Presidente da República, edite uma medida provisória que libere de forma emergencial R$ 4 bilhões para as prefeituras de todo o país.

De acordo com uma pesquisa divulgada pela Associação Mineira de Municípios (AMM) cerca de 70% dos 853 municípios mineiros não vão conseguir arcar com o 13º salário dos funcionários este ano. Porém no município de Paracatu é diferente. Os recursos já estão provisionados e permitirão o pagamento do benefício de todos os servidores da Administração Municipal no dia 13 de dezembro.

A Secretaria Municipal de Planejamento, de Fazenda e de Administração da Prefeitura de Paracatu já estão trabalhando no processo e garantem que a data será cumprida. O setor de Recursos Humanos da Prefeitura já vem atuando no processo de elaboração e gestão da folha de pagamento ordinária de dezembro e também do 13° salário municipal, sob a supervisão do Secretário da Administração, zelando para que todos os pagamentos sejam realizados em dia, da maneira correta e seguindo todos os trâmites legais.

A gestão, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda, adotou também como método de organização para a regularidade do pagamento do benefício, o provisionamento estimado mensal. O que significa que os valores para pagamento do décimo terceiro de 2017 aos servidores vêm sendo reservados desde janeiro. A administração tem se dedicado para garantir o cumprimento dos compromissos e prazos financeiros estipulados, principalmente no que tange à folha de pagamento dos servidores, que se dedicam diariamente à manutenção, organização e crescimento de Paracatu.

Nubia Morais, Diretora do Departamento de Finanças da Prefeitura de Paracatu garante: “Temos mantido todos os nossos fornecedores e prestadores de serviço recebendo com regularidade. Quando ocorrem atrasos em repasses ou pagamentos, eles estão diretamente ligados ao processo burocrático natural, documentações e outros. Quando o processo chega ao setor financeiro, o pagamento é executado em curto prazo. Temos conseguido inclusive fazer outros repasses durante o período de pagamento da folha dos servidores, o que anteriormente, não era possível. Uma boa gestão de recursos tem permitido a alocação correta, nos momentos certos.”

Para o Prefeito, Olavo Condé, o pagamento de salários, décimos terceiros, repasses de subvenções, fornecedores e aportes mensais ao PRESERV em dia, são garantias da regularidade da prestação de serviços para a população e movimentação da economia local. “Desde quando assumimos o governo valorizamos os trabalhadores da administração municipal, os servidores aposentados, as instituições e nossos fornecedores. Temos cobrado diariamente de todas as secretarias a celeridade e organização dos processos, a regularidade no pagamento da folha e um planejamento orçamentário-financeiro que faça com o que o município não perca a realidade de vista. Temos passado por grandes dificuldades frente à diminuição constante dos repasses de recursos estaduais e federais, que vêm estagnando o crescimento do município que se encontra cada dia mais, obrigado a assumir compromissos que são do estado e do governo federal. Mas temos trabalhado muito, sempre com a certeza que nossos servidores merecem respeito, nossos fornecedores têm compromissos e funcionários a pagar e que uma boa gestão financeira dá credibilidade ao município, além de permitir uma maior movimentação da economia local. Continuaremos fazendo de tudo para manter nossos pagamentos em dia.” - afirmou o Prefeito, que também espera que em 2018, Paracatu e os outros municípios consigam parar de tapar os rombos que as esferas superiores têm deixado, permitindo novos investimentos e projetos para as cidades.

Mais Trabalho. Novas Realizações.