23 NOV 2017
Segurança Pública e vereadores ouvem comunidade rural

A Prefeitura Municipal de Paracatu, através da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, participou no dia 21 de novembro de uma diligência promovida pela Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal na zona rural do município, região do Porto Buriti. A reunião aconteceu na Escola Municipal Afonso Novais Pinto e contou com a participação de pais, alunos, moradores da região, além dos vereadores e da equipe da secretaria municipal de segurança.

A diligência foi realizada com o objetivo de reunir os moradores e conscientizá-los sobre a importância da participação da população na solução dos problemas afetos à segurança sofridos por aquela comunidade no seu cotidiano. “Somos um elo entre a comunidade e a polícia, por isso, precisamos saber quais são as demandas e necessidades de vocês com relação à segurança pública. Um dos objetivos é dar suporte, que muitas vezes o Estado não tem conseguido oferecer, aos órgãos de segurança como Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Sistema Prisional”, ressaltou o Secretário Municipal de Segurança Pública, Coronel PM Carlos Renato.

O presidente da Comissão Legislativa, vereador Marcos Oliveira, disse que os moradores da zona rural estão assustados com a criminalidade que avassala o campo e o objetivo dos vereadores durante essas diligências, que acontecerão em todas as regiões, é ouvir a sociedade e definir ações baseadas nas demandas repassadas pelos moradores.

Dentre os anseios apresentados estão, o maior investimento na prevenção, através da educação e esporte, a redução da maioridade penal (que é de competência da União, mas que pode ser reportada aos deputados através dos nossos vereadores que cobrarão dos deputados e senadores), a construção de outro Centro Sócio-Educativo para internação de menores infratores e a instalação do Colégio Tiradentes da Polícia Militar na cidade. Outras reivindicações também foram apresentadas de forma indireta, através de formulário, e a Comissão de Segurança Pública irá analisar todos os temas e tratá-los na próxima reunião na Câmara Municipal.

O secretário Coronel Carlos Renato informou aos moradores que vários projetos serão implementados em parceria com outras secretarias, principalmente nas áreas de educação e esporte, visando promover a paz social.

Entre as ações já desenvolvidas para proporcionar uma maior sensação de segurança podemos citar as palestras nas escolas e o fortalecimento das Redes de Vizinhos e Fazendas Protegidas. O secretário ainda citou a possibilidade de criação da Rede de Escolas Protegidas e o projeto “Transitolândia” nas escolas, tudo com o intuito de aproximar a população dos órgãos de segurança o que irá agilizar o atendimento da prestação dos serviços dessas instituições.

Mais trabalho. Novas realizações