04 JAN 2018
Prefeitura inicia Plano de Ajuda Mútua

Após a promulgação da LEI Nº 3.360/2017, que autoriza a criação do PAM (Plano de Ajuda Mútua), a Prefeitura Municipal de Paracatu através da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente se reuniu com empresas, Departamento de Defesa Social, Corpo de Bombeiros e órgãos públicos afins para colocar em prática as ações e então instituir o Plano no município.

As ações de “ajuda mútua” já vinham sendo realizadas por um grupo de voluntários que atuava junto à Defesa Civil. Agora este grupo dará seguimento à efetivação do PAM. O Plano objetiva a proteção da vida humana, a preservação do patrimônio e o meio ambiente nas instalações das instituições e respectivas áreas de atuação, potencializa ainda um processo de parceria e cooperação local, propiciando mais rapidez e agilidade no socorro em casos de sinistros.

O PAM abrange ainda incidentes e acidentes de grandes proporções, situações de risco, ou em cenários de explosão ou incêndio, vazamentos, derramamento de produtos perigosos, situação de emergência, calamidade pública, dentre outras situações.

Entre as primeiras ações do grupo está a formação de uma Comissão que irá formular o Estatuto que regulamentará as atividades e institucionalizará o PAM. A Comissão criada é composta por empresas privadas, órgãos públicos municipais, estaduais e federais, com o objetivo de atuar de forma cooperada no atendimento a uma situação de emergência.

A Defesa Civil é uma das atribuições naturais do Corpo de Bombeiros, porém, para executar atividades ou determinadas situações, a instituição necessita de apoio com recursos humanos, materiais e maquinário, como retro-escavadeiras e caminhões pipa. Por esse motivo, decidiu-se por hora, estabelecer que a coordenação do PAM ficará a cargo do Corpo de Bombeiros, já que este é o primeiro órgão a ser acionado em casos de sinistros (acidentes) que necessitem  de apoio dos demais membros do plano.

Depois de finalizado o Estatuto, os membros do PAM farão visitas a outras empresas e instituições para divulgação das ações do grupo, com o objetivo de construir parcerias e benefícios para a sociedade, agregando mais voluntários e participação efetiva nas atividades.

“É necessário que atuemos de forma preventiva e o PAM é essencial para compor uma força tarefa capaz de prestar atendimento rápido e adequado a qualquer ocorrência anormal que venha acontecer no município”, ressaltou o Secretário Municipal de Segurança Pública, Coronel Renato.

O Secretário de Meio Ambiente, Igor Pimentel, ressaltou ainda que todo trabalho feito em parceria somando forças com responsabilidade, dedicação e respeito, gera resultados concretos ao cidadão. O PAM é um excelente exemplo dos frutos deste esforço.

Qualquer cidadão, empresa ou instituição que tenha interesse em participar do PAM poderá entrar em contato com a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, através do telefone: (38) 3671-2287, ou com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, através do telefone (38) 3671 5334.

Mais trabalho, novas realizações.