10 ABR 2018
COMPHAP faz visita técnica a Ouro Preto e Congonhas

Representantes do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Paisagístico de Paracatu, COMPHAP, estiveram, nos dias 04 e 05 de abril, nas cidades históricas de Ouro Preto e Congonhas.

A comitiva paracatuense participou de reuniões com representantes dos conselhos de Ouro Preto e Congonhas e da Secretaria de Cultura e Turismo daquelas cidades. Em seguida, foram realizadas visitas técnicas nos núcleos históricos de Ouro Preto e Congonhas.

De acordo com o Secretário Municipal de Cultura e Turismo e presidente do COMPHAP, Isac Arruda, Paracatu sai na frente numa proposição de criar modelos que possam nortear outras cidades históricas. “Nossa posição nesse primeiro momento foi mais de ouvir as experiências desses conselhos, porque Congonhas e Ouro Preto estão dentro do patrimônio mundial. Elas possuem um Plano Diretor muito bem cuidado e nesse sentido são modelos não apenas para Minas e sim para o Brasil e para o mundo. Foi extremamente importante para o nosso conselho essa missão, destacou o secretário.

A iniciativa partiu do COMPHAP, que buscou o aprimoramento dos conhecimentos acerca da defesa dos bens do patrimônio histórico e a troca de experiências visando traçar diretrizes em prol de uma cidade mais assertiva em seus posicionamentos no que se refere à proteção ao patrimônio histórico, artístico e paisagístico do município.

Mais Trabalho. Novas Realizações.