02 MAI 2018
Prefeitura inaugura nova UBS no Paracatuzinho

“É uma honra cumprir mais este compromisso com os moradores do Paracatuzinho."Assim o prefeito Olavo Condé manifestou sua alegria durante a inauguração da Unidade Básica de Sáude (UBS), que ocorreu na última quinta-feira, 26 de abril.A nova unidade,que leva o nome Luiz Abadia Ruela – Aeroporto, localizada no bairro Paracatuzinho, atenderá a mais de sete mil moradores e abrigará duas equipes de saúde da família. Participaram também da cerimônia, o vice-prefeito, Adelson Cunha, além de secretários, vereadores, autoridades e a comunidade em geral.

Em seu pronunciamento, o prefeito Olavo Condé ressaltou também a parceria com o Legislativo e agradeceu o empenho de todos em buscar melhores condições de vida para a população paracatuense. “A entrega desta nova unidade e de outras três UBSs, que serão entregues ainda neste semestre, é o resultado do excelente trabalho que desenvolvemos em parceria. Estamos sempre buscando o melhor para a nossa cidade, pois sabemos o quanto esta benfeitoria significa para toda população, que busca atendimento de saúde em nosso município. Com muito trabalho e aos poucos, estamos construindo uma nova história. Espero que a comunidade cuide muito bem desta unidade, que pertence a todos”, destacou Olavo.

Para o secretário de Saúde, João Batista Aparecido Soares, a nova UBS vai oferecer melhores condições de trabalho aos servidores, proporcionando maior conforto, segurança e acessibilidade aos usuários. “Que todos os moradores a serem atendidos nesta Unidade Básica de Saúde se sintam acolhidos. Parabenizo o nosso prefeito, que está entregando mais uma obra para o nosso município”, disse. A coordenadora da Atenção Básica, Adriana Vilela, parabenizou a Administração, em nome do prefeito, por não medir esforços em fazer a diferença na história da saúde pública de Paracatu. “O Prefeito Olavo Condé tem um olhar humanitário. Ele investe e se preocupa com o bem-estar da população paracatuense. Ele acredita na atenção básica, que tem como objetivo promovermaior acolhimento, humanização, conforto e segurança aos usuários. A partir de hoje, a nova UBS estará de portas abertas para recebê-los. É mais um passo dado para o fortalecimento da atenção básica no município”, concluiu.

O vereador Marcone do Paracatuzinho, que também é o presidente da associação de moradores do bairro e neto do homenageado com o nome dado à unidade, agradeceu o empenho do prefeito na entrega da UBS. “Esse é um grande dia para os moradores do Paracatuzinhoe para os demais bairros que serão atendidos. Queremos deixar nossa gratidão em recebermos esse novo prédio. Batalhamos muito para conseguirmos essa nova unidade, que hoje leva o nome do meu avô. Este terreno em que se inaugura a UBS Aeroporto, foi o lugar onde ele criou a família. Estou bastante honrado”, destacou.

Investimento

A UBS Luiz Abadia Ruela – Aeroporto faz parte do Programa de Requalificação das Unidades Básicas de Saúde (Requalifica - UBS) para o fortalecimento da Atenção Básica. Por meio do programa, o Ministério da Saúde propõe uma estrutura física das unidades básicas, que seja acolhedora e dentro dos melhores padrões de qualidade, incentivando a melhoria das práticas das equipes de saúde.

A construção desta UBS, que é do Tipo II, foi aprovada pelo Ministério da Saúde por meio da Portaria nº 1.380, de 09 de julho de 2013. O valor do empreendimento é de R$908.255,52 (novecentos e oito mil, duzentos e cinquenta e cinco reais e cinquenta e dois centavos), sendo R$512.000,00 (quinhentos e doze mil reais) financiados pelo Governo Federal e R$ 476.236,05 (quatrocentos e setenta e seis mil, duzentos e trinta e seis reais e cinco centavos) investidos pelo município.

Serviços ofertados na nova UBS

A unidade possui sala de espera, três consultórios, acolhimento, consultório odontológico,sala de inalação coletiva, sala de observação, procedimento, sala de atividades coletivas, reuniões, sala dos agentes comunitários de saúde, sala de vacinas, sala de curativos, sala de coleta de material, sala de administração e gerência,  almoxarifado, copa,  expurgo,  sala de esterilização e guarda de material esterilizado, depósito de resíduos contaminados, depósito de resíduos recicláveis, depósito de resíduos comuns, depósito de material de limpeza, sanitários para usuários e servidores.

A nova UBS já está em funcionamento e abrigará duas equipes de saúde da família que atendiam na antiga unidade, localizada na Avenida Aeroporto, n°436.O novo endereço é Rua Júlia Camargos, número 21, bairro Paracatuzinho.

Entrega veículo

No mesmo ato, o prefeito Municipal de Paracatu, Olavo Condé,entregou oficialmenteao município uma ambulância, que irá auxiliar nas demandas do Hospital Municipal. A solicitação foi através do vereador Marcone do Paracatuzinho ao deputado estadual Rogério Correia.

Mais Trabalho. Novas Realizações