04 MAI 2018
Paracatu sedia Fórum Regional das APAEs

Com o tema Construção da Cidadania a APAE de Paracatu sediou nesta sexta-feira, 04 de maio, o Fórum Regional de Autogestão Autodefensoria e Família. O encontro, promovido pelo Conselho Regional das APAEs do Noroeste Mineiro contou com a presença de representantes de doze cidades da região, familiares, alunos e gestores de ação social e educação dos municípios, membros do Executivo, Legislativo e de órgãos de toda região Noroeste.

Para a Conselheira Regional das APAES do Noroeste e Diretora Administrativa da APAE de Paracatu, Maria Aparecida Aguiar Adjuto, a falta de cultura inclusiva expõe a população com deficiência a situações de constrangimento, decorrentes do despreparo da sociedade para se relacionar com suas diferenças, limitações e possibilidades. Neste sentido, Maria Aparecida ressaltou a fundamental participação de todos nesse debate democrático em busca da cidadania das pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

Dr. Eduardo Barbosa, médico pediatra, Deputado Federal por Minas Gerais e membro da APAE de Pará de Minas ministrou palestra destacando a luta pela inclusão das pessoas com deficiência, que fazem parte de um grupo vulnerável da sociedade que merece atenção especial e ações que garantam dignidade e igualdade nessa perspectiva de construção da cidadania.

Acompanhado pelo secretário municipal de esporte, Walter José de Souza, pela secretária municipal de Ação Social Ana Amélia de Melo Medeiros, o prefeito Olavo Condé parabenizou o Conselho Regional das APAEs pela iniciativa e enfatizou que a APAE de Paracatu é referência não apenas para a região e Minas Gerais, mas também para todo o país, por desenvolver um trabalho sério e de pleno acolhimento e profissionalismo aos alunos e familiares apaeanos. “O município continuará apoiando a APAE para que esse trabalho seja cada vez melhor e cresça ainda mais”, concluiu Condé.

Mais Trabalho. Novas realizações.