24 MAI 2018
Festival da Música registra recorde de inscrições em 2018

Mais de 170 músicas foram inscritas para concorrer no 13º Festival da Música Brasileira, concurso musical do Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu 2018. Compositores e intérpretes de doze estados disputam as 18 vagas abertas para a edição deste ano, um recorde para o evento.

Ao todo foram 171 canções inscritas, sendo 153 para a seletiva nacional e 18 para a seletiva regional. Minas Gerais é o estado com o maior número de inscritos, 49 no total, sendo 21 da capital Belo Horizonte. Representantes de cidades como Montes Claros, Uberlândia, Governador Valadares, Serro, Patos de Minas, entre outras, também enviaram suas inscrições.

O estado de São Paulo registra 41 inscrições e o Distrito Federal, 24 músicas. Há ainda candidatos da Bahia, Santa Catarina, Goiás, Pernambuco, Ceará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pará e Espirito Santo.

A seletiva regional também registrou o maior número de inscrições da sua história. Este ano são 18 músicas concorrentes, a maioria do município anfitrião, Paracatu.

Um dos motivos para tantas adesões se deve ao aumento do valor da premiação. Neste ano, a música eleita em primeiro lugar receberá R$ 6 Mil Reais, a segunda colocada ganhará R$ 4 Mil Reais e a terceira, R$ 2 Mil Reais. Já a melhor música eleita pelo público, a melhor letra e o melhor intérprete do Festival receberão R$ 1 Mil Reais cada.

De acordo com a Comissão Organizadora do Festival, as músicas passam por um criterioso processo de seleção, por isso a previsão é de que o resultado das músicas classificadasseja divulgado na primeira semana de junho.

O Festival da Música Brasileira de Paracatu está marcada para os dias 6 e 7 de julho, no Largo do Rosário, durante o 5º Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu, que acontece de 4 a 8 de julho. O evento é uma realizaçãoda Prefeitura Municipal, Adesp – Agência de Desenvolvimento Sustentável de Paracatu e Sebrae Minas, e conta com o apoio da Kinross e Nexa.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu