22 NOV 2018
Prefeitura inaugura nova UBS Alto do Açude

O Prefeito Olavo Condé, inaugurou na manhã desta quinta-feira, 22 de novembro, mais uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro Alto do Açude. A nova unidade atenderá a mais de oito mil moradores e abrigará duas equipes de saúde da família. Participaram também da cerimônia, o vice-prefeito, Adelson Cunha, além de secretários, vereadores, autoridades, servidores e a comunidade em geral.

Em seu pronunciamento, o prefeito Olavo Condé manifestou sua alegria em entregar mais uma UBS para os paracatuenses. “É uma honra cumprir mais este compromisso com os moradores do bairro Alto do Açude. Com muito trabalho e aos poucos, estamos construindo uma nova história. Quando se tem união às coisas acontecem. Espero que a comunidade cuide muito bem desta unidade, que pertence a todos”, destacou Olavo.

Para o secretário de Saúde, João Batista Aparecido Soares, a nova UBS vai aumentar a abrangência das comunidades atendidas e otimizar o atendimento. Na oportunidade, o secretário parabenizou o prefeito, que está entregando mais uma obra para o nosso município e a coordenadora da Atenção Básica, Adriana Vilela pelo excelente trabalho desenvolvido.

Para coordenadora da Atenção Básica, Adriana Vilela, a entrega da quarta unidade durante esta Administração é mais um passo dado para o fortalecimento da atenção básica no município. A coordenadora parabenizou também a Administração, em nome do prefeito, por não medir esforços para a conclusão de mais uma Unidade Básica de Saúde. Durante discurso, Adriana Vilela ressaltou também a certificação dada pelo do Ministério da Saúde, em agosto deste ano, à equipe da UBS Alto do Açude pelo ótimo trabalho desenvolvido.

Investimento

A nova Unidade Básica de Saúde Alto do Açude, faz parte do programa de requalificação das Unidades Básicas de Saúde (requalifica - UBS) do Ministério da Saúde. Para a construção desta unidade foram investidos R$ 512.000,00 (quinhentos e doze mil reais) pagos pelo Governo Federal e R$ 359.409.80 (trezentos e cinquenta e nove mil, quatrocentos e nove reais e oitenta centavos) pagos com recursos do município. Totalizando assim, R$ 871.409.80 (oitocentos e setenta e um mil, quatrocentos e nove reais e oitenta centavos).

Serviços ofertados na nova UBS

A Nova Unidade contará com duas equipes de saúde da família e uma equipe de saúde bucal, serão atendidas 8 mil pessoas dos bairros Alto do Açude, São Domingos, Vista Alegre, Sara Kubistchek e parte do bairro JK, através de atividades de promoção à saúde e prevenção de doenças, atendimento individual e em grupo e educação em saúde.

A estrutura dispõe de recepção/sala de espera, sala de vacinas, de observação/procedimentos, curativos, nebulização, sala de agentes comunitários de saúde, sala de reuniões, consultórios médicos e de enfermagem, consultório odontológico, expurgo, sala de esterilização e guarda e materiais, copa, almoxarifado, sanitários, depósito de material de limpeza.

Serão ofertados acompanhamento de pré-natal, puericultura, consultas médicas e de enfermagem, atendimento odontológico, vacinação, visita domiciliar, exames preventivos, teste do pezinho, testes rápidos de Hepatite B e C, HIV, sífilis, testes de gravidez, curativos, administração de medicamentos, controle de glicemia, grupo de controle de hipertensão e diabetes, troca de sondas, além dos programas do Ministério da Saúde voltados para atendimentos de crianças, adolescentes, idosos, mulheres, gestantes, programa de combate ao tabagismo, planejamento familiar, dentre outros. A nova UBS está localizada no Parque Alto do Açude.

Mais Trabalho. Novas Realizações