28 JUN 2017
Valores do Plano Plurianual são apresentados à comunidade

O Secretário Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Erasmo da Silva Neiva, e o Secretário de Fazenda, Flávio Cortes Ramos, apresentaram na noite desta terça-feira, 27 de junho, no plenário da Câmara Municipal de Paracatu, o balanço final com os valores do Plano Plurianual 2018-2021.

Participaram da audiência pública, o Prefeito Municipal, Olavo Condé, o Vice-prefeito, Adelson Cunha, o Presidente da Câmara Municipal, Ragos Oliveira, vereadores, todos os Secretários Municipais, representantes de associações, entidades, polícia militar e a comunidade.

Durante o discurso, o Prefeito Municipal Olavo Remígio Condé, agradeceu aos presentes e ressaltou a importância de discutir e apresentar o Plano Plurianual para a sociedade. "O plano vai nortear o município na elaboração de todas as ações em prol da população paracatuense. Nos últimos meses, ouvimos a população em oito audiências públicas realizadas nos bairros e buscamos analisar o que realmente é fundamental para a comunidade. Estamos fazendo vários levantamentos e estudos, na área de mobilidade urbana, de segurança, com a criação da secretaria de Segurança Pública, além da manutenção de inúmeros Programas Sociais. Discutimos o que realmente é importante para a nossa cidade”.

O Presidente da Câmara, Ragos Oliveira, discursou sobre a importância do apoio de todo o Legislativo na construção de um futuro melhor para a cidade. “Somos parceiros da Prefeitura por acreditarmos que juntos, podemos realizar este sonho que são as metas apresentadas pelo PPA para a população de Paracatu. A Câmara já está analisando e discutindo todo o Plano Plurianual profundamente, com o empenho de todos os vereadores.”

O Secretário Municipal de Fazenda apresentou a receita prevista para os próximos quatro anos e os valores globais que são previstos para serem gastos pela Administração, considerando inúmeros fatores, micro e macroeconômicos.

O Secretário Municipal de Planejamento, Erasmo Neiva, apresentou detalhadamente os valores atribuídos a cada área do Plano Plurianual do Município, como Segurança Pública, Educação, Saúde, Mobilidade Urbana, Legislativo e todos os demais setores.

A novidade de Plano Plurianual 2017 são os indicadores que foram incorporados para atender os 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), são alguns deles: acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares; acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável; assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos, entre outros objetivos.

Ainda segundo o secretário, todo o PPA foi adaptado de acordo com as exigências da ONU. “Atualmente já tem mais de 500 municípios brasileiros adaptando o seu PPA aos ODS (Objetivos Sustentáveis da ONU). Esses municípios, como Paracatu, estão à frente em nível de desempenho. Esses indicadores medem a eficácia do gasto público e serão colocados em prática em 2018. Todas as ações vão passar por essa verificação, se deram resultado, à partir daí serão estabelecidas metas para cada secretaria alcançar” disse.

Mais Trabalho. Novas Realizações