18 OUT 2023
OUTUBRO ROSA TEM AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO ESPALHADAS POR TODA PARACATU
Câncer de mama é o câncer mais incidente em mulheres no mundo e também a causa mais frequente de morte por câncer nessa população.

O movimento reconhecido como Outubro Rosa, representa a batalha contra o câncer de mama. Sua origem se deu nos anos 90, quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure começou a distribuir laços cor-de-rosa durante a primeira Corrida pela Cura, um evento que ocorre anualmente na cidade, desde 1990. E logo em seguida, o símbolo passou a ser distribuído em espaços públicos, desfiles de moda e em várias outras ocasiões, algumas cidades americanas começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas à prevenção do câncer de mama. Assim, o período do ano em que essas ações se concentraram, passou a ser denominado de Outubro Rosa.

Em Paracatu, ações do outubro rosa estão acontecendo em todas as unidades de saúde da Família, com objetivo de sensibilizar a população sobre os riscos do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.

A Superintendente de Serviços de Saúde, em Paracatu, Adriana Vilela, reforça que “as mulheres entre 50 e 69 anos precisam fazer mamografia de rastreamento a cada 2 anos e devem procurar a unidade de saúde para consultar com a enfermeira que irá solicitar o exame. A unidade agenda o exame de mamografia no Centro de Especialidades Médicas e avisa a mulher a data e horário que deverá comparecer ao CEM para realizar o exame de prevenção ao câncer de mama.”

Adriana também ressalta a importância da realização do exame citopatológico do colo uterino, para as mulheres entre 25 e 64 anos. Ela cita que para realizar a coleta de prevenção do câncer do colo uterino, a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima e solicitar o agendamento em horários que mais se adequam às suas necessidades, inclusive no horário de almoço.

O site do Governo, esclarece ainda que “O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular, mas há tumores que são de consistência branda, globosos e bem definidos. Outros sinais de câncer de mama são edema cutâneo semelhante à casca de laranja; retração cutânea; dor, inversão do mamilo, hiperemia, descamação ou ulceração do mamilo; e secreção papilar, especialmente quando é unilateral e espontânea. A secreção associada ao câncer geralmente é transparente, podendo ser rosada ou avermelhada devido à presença de glóbulos vermelhos. Podem também surgir linfonodos palpáveis na axila.”

Lembre-se de se cuidar todos os dias do ano, e buscar ajuda médica sempre que for necessário. A prevenção está nas suas mãos.

Autor: Raquel Caldas Oliveira - ASCOM