O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, vinculado a prefeitura municipal, por meio da Secretaria de Cidadania e Habitação. O órgão é encarregado, pela sociedade, de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.
Esta obra faz parte do programa Paracatu avançar, que permitiu, pela primeira vez em 30 anos, que o Conselho Tutelar de Paracatu tenha sede própria.
A sede recebeu o nome de Kelly Lorrane Pereira dos Santos, em homenagem à filha da educadora infantil Tania Pereira dos Santos e do fotógrafo Domingos Lima dos Santos. Kelly foi eleita como conselheira tutelar, pela população paracatuense, em 2020 e é lembrada por todos como uma mulher firme, determinada, doce e brava, que lutava sem medo, madrugava, entrava em qualquer lugar para defender os menos favorecidos e pequenos indefesos.
Kelly foi diagnosticada, em junho 2022, com um tumor maligno no cérebro e faleceu em setembro de 2022.
A secretária de Cidadania e Habitação, Ana Maria de Andrade, abriu o evento e reforçou a importância do Conselho Tutelar em Paracatu, uma vez que há muitos anos, não se vê crianças na rua como antigamente. Ela ainda ressaltou a relevância das conselheiras tutelares e a dedicação das mesmas, em tornar a cidade, um ambiente propício para as crianças e adolescentes.
Além de Ana Maria, também fizeram uso da palavra e parabenizaram o Conselho Tutelar, as seguintes pessoas:
o Promotor de Justiça, Dr. Davi Reis
a irmã de Kelly, Suellen Pereira dos Santos.
a presidente do Conselho Tutelar, Elisangela Diniz
a presidente da Câmara Municipal de Vereadores, senhora Claudirene Rodrigues e
o prefeito municipal, Igor Santos