11 OUT 2017
SSP participa de Encontro dos Conselhos de Segurança Pública

A Prefeitura de Paracatu, através do Conselho Municipal de Segurança Pública (COMSEG) e da Secretaria Municipal de Segurança Pública participou no dia 07 de outubro, no auditório do Clube dos Oficiais da Polícia Militar em Belo Horizonte/MG, do “Encontro de Conselhos Comunitários de Segurança Pública de Minas Gerais – ENCONSEPs”, com o tema “Segurança Pública: Dever do Estado, Direito e Responsabilidade de Todos”.

O evento contou com a presença de autoridades da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Guardas Municipais, Poder Legislativo e Executivo, Coordenação dos CONSEPs de Minas Gerais e Centro Nacional de Mobilização da Segurança Pública. O objetivo é fortalecer a integração entre os CONSEPs mineiros, de forma a potencializar as ações e atividades que vêm sendo desenvolvidas nas áreas de Segurança Pública e de Defesa Civil no Estado.

Paracatu esteve representada pelo Presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública (COMSEG) e Secretário Municipal de Segurança Pública, Coronel Renato e pelo presidente do Conselho Central de Políticas de Segurança Pública de Paracatu (CentralSeg), Watson Wilton.

Durante todo o dia aconteceram palestras, debates e painéis que abordaram temas relacionados ao setor como Polícia Comunitária; Rede de Vizinhos Protegidos; Programas Sociais; Reflexões sobre a Política dos Conselhos Comunitários, Desafios e Possibilidades. Os Conselhos presentes puderam mostrar os trabalhos que estão sendo realizados em cada cidade, trocando experiências e expondo as maiores dificuldades e demandas que enfrentam nos municípios.

Um dos temas abordados, “Responsabilidade de Todos”, foi amplamente discutido, já que a segurança pública não é construída por um único órgão, mas com a união de esforços. Através dos Conselhos é possível uma maior interação da sociedade com os agentes, principalmente no repasse de informações e nas denúncias que surgm da comunidade.

“Esse tipo de encontro é fundamental para conhecermos como os Conselhos e Secretarias de Segurança estão atuando em outras cidades, qual a realidade de outras regiões, aproveitando para aderir às suas boas práticas e apreendendo com elas a solucionar as dificuldades do dia-a-dia. Voltamos com novas ideias e projetos a serem desenvolvidos em Paracatu, como o “Programa Juventude Polícia” (da PMMG); a criação de pequenos elos nas “Redes de Vizinhos Protegidos” para ter melhores resultados; e a “Rede de Escolas Protegidas” no combate às ocorrências de crimes contra o patrimônio nas escolas e ao uso de drogas”, ressaltou o secretário de Segurança Pública e presidente do COMSEG, Coronel Renato.

Mais trabalho. Novas realizações.