22 MAR 2018
Prefeitura promove blitz educativa no Dia Mundial da Água

A Prefeitura Municipal de Paracatu, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, promoveu nesta quinta-feira, 22 de março, no Dia Mundial da Água, uma blitz educativa na rodovia MG-188, que liga o município à cidade de Unaí. A intenção foi conscientizar os motoristas e produtores rurais da região sobre a importância da água, bem como a conservação das nascentes, através do plantio de mudas, além da prevenção contra as queimadas.

A iniciativa teve como parceiros o Corpo de Bombeiros do município, a Polícia Militar do Meio Ambiente, a Polícia Rodoviária Estadual, o Parque Estadual de Paracatu, o Instituto Florestal de Florestas (IEF), a Guarda Mirim e a Kinross.

Durante a blitz, foram distribuídas mudas de várias espécies e panfletos educativos, conscientizando a população sobre os riscos de queimadas no período de seca, a conservação dos recursos hídricos, além de dicas de como prevenir o desperdício de água.

O secretário de Meio Ambiente, Igor Pimentel, ressaltou que a ação já faz parte do calendário da Secretaria de Meio Ambiente e destacou a participação da população. “Houve uma boa adesão das pessoas que passaram pelo local. Todas as orientações recebidas hoje servem de alerta para as pessoas evitarem o desperdício, começando com os cuidados que devemos ter dentro de casa. É importante sensibilizar a população quanto à proteção dos recursos hídricos do nosso município, além da prevenção contra queimadas”, enfatizou.

Igor Pimentel destacou ainda a sua participação no Fórum Mundial das Águas, em Brasília, que começou no último domingo (18). “O encontro deste ano tem como tema ‘Compartilhando Água’ e o objetivo é estabelecer compromissos políticos e incentivar o uso racional, a conservação, a proteção, o planejamento e a gestão da água em todos os setores da sociedade”, disse.

Origem do Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. A data é destinada à discussão sobre os diversos temas relacionados a este importante bem natural. Neste mesmo dia, a ONU lançou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que apresenta entre as principais normas:

1. A água faz parte do patrimônio do planeta;
  2. A água é a seiva do nosso planeta;
  3. Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;
  4. O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
  5. A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;
  6. A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;
  7. A água não deve ser desperdiçada nem poluída, nem envenenada;
  8. A utilização da água implica respeito à lei;
  9. A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;
  10. O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

Mais Trabalho. Novas Realizações.