AÇÕES - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
- Os serviços públicos de saúde são organizados e identificados por grupos, que contém os seus respectivos atendimentos que seguem:
Grupo da Atenção Básica. Contamos com os serviços abaixo:
19 (dezenove) Equipes Estratégia Saúde da Família, considerando uma cobertura de 70 %, A atenção primária realiza consultas médicas, consultas de enfermagem, serviço de diabetes, serviço de nutrição, visitas domiciliares, atividades educativas, reuniões com a comunidade, curativos, administração injetáveis, nebulizações, prevenções (papa nicolau), em prol da promoção a saúde dentre outras atribuições.
03 (Três) Postos de Saúde da Zona Rural: Posto de Saúde São Sebastião, Posto de Saúde Lagoa de Santo Antônio e Posto de Saúde Morro Agudo: oferecem consultas médicas, vacinação, entrega de medicações e procedimentos de enfermagem.
Centro de Saúde Paulo Loureiro: Centro de referência das doenças infecciosas. Os pacientes diagnosticados com Hanseníase, Tuberculose, Leishmaniose, Hepatites virais e HIV são referenciados a esta unidade de saúde. Realizam ainda os seguintes procedimentos: avaliação antropométrica, glicemia capilar, consulta de profissionais de nível superior, consulta médica em atenção básica, consulta médica em atenção especializada, administração de medicamentos, aferição de pressão arterial, PPD, teste de acuidade visual, teste de sensibilidade.
Clínica de Atenção à Saúde Rural: Essa clinica está localizada no Centro de Especialidades Médicas (CEM) onde oferecem consultas médicas destinadas a população de zona rural, aos internos do Lar São Vicente de Paula e a população que não há cobertura de PSF.
Serviço Itinerante Zona Rural: Esse serviço possui 01 medico (a) clinico geral, 01 enfermeiro (a), 01 visitador (a) sanitário e 01 motorista, onde os mesmos percorrem a zona rural realizando consultas médicas, aferição de pressão arterial, aferição de glicemia, vacinação, entrega de medicamentos e procedimentos de enfermagem. Existe um cronograma com datas e regiões que irá receber o serviço itinerante, o mesmo é agendado com o presidente da associação de assentamento e/ou região rural. O presidente da região é responsável pela comunicação aos usuários informando data, local e horário do atendimento.
13 (treze) consultórios odontológicos que representam uma cobertura de Saúde Bucal de 68 % no município. Realizam os seguintes procedimentos: aplicação tópica de flúor, biopsia, capeamento pulpar, drenagem de abcesso, encaminhamento, escovação supervisionada coletiva, evidenciação de placa, exodontia dente decíduo, exodontia dente incluso, exodontia dente permanente, frenectomia labial, medicação, profilaxia ou polimento coronário, atendimento de gestante, radiografia, dentre outros serviços.
Grupo Assistência Farmacêuticas: Conta com uma farmácia Central para distribuição de medicamentos básicos e psicotrópicos, dispensação de medicamentos do componente estratégico e dispensação de medicamentos do componente especializado; duas farmácias inseridas na atenção primária - PSF Amoreiras e PSF Paracatuzinho – com dispensação de medicamentos básicos e psicotrópicos.
Grupo de Atenção de Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar
Contamos com os serviços abaixo:
Hospital Municipal que é considerado Hospital Amigo da Criança, no ano de 2021 foram 78.432 pessoas atendidas no Pronto Socorro, perfazendo uma média de 6.536 paciente/mês, dispõe atualmente de 114 leitos distribuídos entre a Clínica Médica, Pediátrica, Cirúrgica, Maternidade e UTI’s Adultos e Neonatal, possui ainda Bloco Cirúrgico e maternidade, serviço de nutrição de dietética, possui laboratório de análises clínicas, serviço de lavanderia, farmácia interna, CME, setor de imagens/ radiologia e gesso, núcleo de vigilância epidemiológica hospitalar (nuveh), SUS fácil, comissão de controle de infecção hospital e transporte hospitalar.
Neste grupo de atenção de MAC ambulatorial e hospitalar contamos também com: Centros de Especialidades são eles:
Centro de Especialidades Médicas: Fusão do Centro de Saúde da Mulher e da Criança, Centro de Saúde Alto do Córrego, Clínica Rural e Clínica de Fisioterapia, tornando um centro de referência para o Município de Paracatu. Atualmente a instituição conta com atendimentos especializados nas seguintes áreas médicas: anestesiologia, angiologia, cardiologia, clínica geral, dermatologia, endocronologia, ginecologia/ obstetrícia, neurologia, neuropediatria, nutrologia, ortopedia, pneumologia, gastrologia, reumatologia, urologia, otorrinolaringologia e pedriatria. Atendimentos com profissionais em nutrição, fisioterapia, fonoaudiolgia, enfermagem e planejamento familiar (psicólogo e assistente social). Além da realização dos seguintes exames: Raio-X, Eletroencefalograma, Eletrocardiograma, USG (diversos), Mamografia e exames laboratoriais, esta unidade de saúde realiza ainda os seguintes procedimentos: aferição da pressão arterial, curativos, glicemia capilar, retiradas de pontos, troca de sonda, sala de vacinação, procedimentos sala de gesso, RX, procedimentos ortopédicos (retiradas de fios, infiltrações, entre outros).
Centro de Hemodiálise que ofertam serviços de hemodiálise, procedimento com finalidade diagnóstica (exames), procedimentos cirúrgicos (implante de cateter para hemodiálise), curativos para fistulas arteriovenosas, curativos para cateteres.
Centro de Atenção Psicossocial – CAPS realiza atendimentos a todas as faixas etárias, para transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas. Oferecem atendimentos como: consultas médicas, enfermeira, assistente social, terapia ocupacional, psicólogo.
Ambulatório de Saúde mental: Oferece atendimentos em psiquiatria, psicologia e práticas integrativas complementares (PICS) – auriculoterapia (trazem, na perspectiva da integralidade da atenção à saúde, o incremento de diferentes abordagens e a ampliação do acesso à práticas de cuidado que tem em sua essência um outro olhar sobre o indivíduo e sobre o processo saúde-doença).
Fisioterapia: realizam atendimentos fisioterápicos com objetivo de tratar e prevenir de doenças e lesões, decorrentes de fraturas ou má-formação ou vícios de postura.
TFD – tratamento fora domicilio: Contamos com um setor, visa garantir o tratamento médico a pacientes portadores de doenças não tratáveis no município de origem. Oferecem transporte até os municípios que irão proporcionar o tratamento de saúde e/ou ajuda de custo ao paciente. O setor ainda realiza agendamentos de consultas e exames fora do domicilio de Paracatu.
Setor Regulação: O fluxo de regulação inicia-se nas unidades de saúde do SUS, onde o médico avalia a necessidade de encaminhamento do paciente a uma avaliação/exames especializados. A solicitação é encaminhada à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os profissionais reguladores avaliam, autorizam e classificam a solicitação; conforme a disponibilidade de agenda.
Grupo Vigilância em Saúde: tem como foco a prevenção e controle de doenças transmissíveis, verificação de fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, saúde ambiental e do trabalhador para a análise de situação de saúde da população brasileira. Contamos neste grupo com a Vigilância Epidemiológica, Vigilância Ambiental e Vigilância Sanitária.
Grupo Gestão do SUS: Conta com a Secretaria Municipal de Saúde e. A gestão define mecanismos de controle e avaliação dos serviços de saúde, gerenciar e aplicar os recursos orçamentários e financeiros, definir políticas de recursos humanos, realizar o planejamento de curto e médio prazo e promover a articulação de políticas de saúde, estimular a gestação participativa, executar a política de saúde de maneira a garantir a toda à população o pleno usufruto do direito à saúde, fomentar a participação popular e controle social através do Conselho Municipal de Saúde, entre outras ações.
Serviço Social na Secretaria de Saúde: OPM’S – encaminhamentos de processos de órteses, próteses e meios de locomoção, solicitação e distribuição de bolsas de colostomia, controle oxigenoterapia domiciliar, dispensação de concentrador de oxigênio, internação voluntário de dependência química, passe livre, demanda da junta reguladora de atendimento a pessoa com deficiência.