22 SET 2023
SEGURANÇA PÚBLICA
COMANDO DO EXÉRCITO OFICIALIZA TIRO DE GUERRA EM PARACATU
No dia 08 de março, de 2022, o prefeito municipal de Paracatu, Igor Santos, encaminhou um documento ao Comandante da 4ª Região Militar, com a requisição da criação do Tiro de Guerra em Paracatu. E agora, o Comando do Exército, oficializou, após 70 anos de espera, a vinda do órgão de formação de reserva, para a cidade mineira, e a partir de 01/01/2024, o Tiro de Guerra passa a funcionar em Paracatu.
Dentre várias vantagens, o Tiro de Guerra facilita o alistamento e a entrada dos jovens no exército, possibilitando, aos convocados, mas não incorporados em organizações militares da ativa, prestar o serviço militar inicial nos próprios municípios onde residem.

Além de preparar o militar para o combate, o Tiro de Guerra desenvolve, nos jovens atiradores, atributos como liderança, persistência e “camaradagem”.

A formação acontece ao longo de 9 meses, com uma carga de 12 horas semanais, onde são oferecidas instruções operacionais, de apoio a saúde, ação comunitária, defesa civil e meio ambiente.

De acordo com o site do Exército brasileiro, “na vertente militar, os atiradores aprendem sobre hierarquia e disciplina, uniformes, ordem unida, realizam marchas, instrução de tiro de fuzil, primeiros socorros, entre outras. Já na vertente social, são realizadas doações de sangue, ações de combate à endemias, instrução para a prevenção de acidentes, palestras sobre estudo, emprego e capacitação profissional, além de várias missões de apoio à comunidade. Os atiradores com desempenho superior podem alcançar a promoção por meio do Curso de Formação de Cabos.”

Paracatu, que desde 1956, não tinha um Tiro de Guerra, agora, recebe a oportunidade de formar jovens preparados para atuar nos casos de calamidade pública, catástrofes, Garantia da Lei e da Ordem, Controle de Distúrbios Civis, além de diversas outras atividades que zelam pelo bem-estar social.

Autor: Raquel Caldas Oliveira - ASCOM