26 OUT 2023
SAMU COMEMORA UM ANO EM PARACATU
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, SAMU, unidade Paracatu, completou um ano de funcionamento da base descentralizada, que foi inaugurada em 20 de outubro de 2022.

A Prefeitura Municipal de Paracatu tem feito grandes investimentos na saúde, e a comemoração deste primeiro ano de SAMU, aconteceu no dia 20 de outubro de 2023, às 08:30, e contou com a presença de autoridades, como o prefeito Igir Santos e o Secretário de Saúde, Umarques Couto.

A gestão deste serviço é realizada pelo consórcio intermunicipal de saúde da rede de urgência e emergência da região ampliada noroeste e financiada pelos três entes federados: União, Estado e Município.

O SAMU conta com duas ambulâncias, sendo uma unidade de suporte avançado e uma unidade de suporte básico. O atendimento é destinado a pessoas em situação de urgência ou emergência, com risco de sequelas ou até mesmo de morte, além do socorro imediato em acidentes de diversas naturezas.

Neste período de funcionamento, foram contabilizados 28.212 atendimentos, sendo 16.314 atendimentos clínicos, 263 atendimentos pediátricos, 7.208 atendimentos traumáticos, 694 atendimentos obstétricos, 1.865 atendimentos psiquiátricos e 1.867 atendimentos inter-hospitalares.

O SAMU 192, funciona 24 horas, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número “192” e acionado por uma Central de Regulação das Urgências.