26 SET 2023
PARACATU SEDIA FÓRUM INTERGOVERNAMENTAL DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL
O Plano Nacional de Promoção da Igualdade Racial – PLANAPIR, foi criado por meio do Decreto nº 6.872/2007, em atendimento a Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial, instituída no dia 20 de novembro de 2003, por meio do decreto nº 4.886/2003.

Como bem descreveu Rosane Borges, em “UM FÓRUM PARA A IGUALDADE RACIAL: Articulação entre Estados e Municípios”: “Não é mais novidade que as desigualdades raciais vêm derrubando o mito da democracia racial, um dos pilares da identidade brasileira, exigindo políticas que possam eliminar o fosso abissal entre brancos e negros em nossa sociedade. O enfrentamento destas assimetrias requer a adoção de uma política engajada entre todos os setores sociais, com metodologias e estratégias que estejam à altura da magnitude dos efeitos do racismo e da discriminação sobre a população negra. A era da inocência acabou - e já foi tarde-,2 portanto, a construção de uma nação efetivamente inclusiva e democrática requer, em primeira instância, uma atenção redobrada à questão racial.”

Sendo assim, o Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial – FIPIR, é uma iniciativa pioneira da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do governo federal e da Fundação Friedrich Ebert e visa a promoção de uma ação continuada no combate às desigualdades raciais a partir das três esferas de governo (federal, estadual e municipal)

O FIPIR desperta debates e iniciativas relacionadas à memória, território, linguagem, formação de suas próprias histórias, compartilhamento de conhecimento, diversidade de estilos de vida, defesa de seus direitos políticos e parcerias em oposição a políticas de assimilação e integração.

O objetivo, é a redução das desigualdades raciais no Brasil, com ênfase na população negra, mediante a realização de ações executáveis a longo, médio e curto prazos, com reconhecimento das demandas mais imediatas, bem como das áreas de atuação prioritária.

O FIPIR, realiza reuniões itinerantes, a cada dois meses, pelo estado de Minas Gerais, começando pelas cidades que necessitam de apoio, para implementação dos órgãos de promoção de igualdade.

Durante os dias 28 e 29 de setembro, Paracatu realizou a 5ª edição do Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial, promovida pela Prefeitura Municipal de Paracatu, através da Secretaria de Cultura e Turismo e Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial.

Autor: Raquel Caldas Oliveira - ASCOM